O Governo decidiu criar uma comissão para redefinir a noção de serviço público na comunicação social. Os Governos adoram criar comissões, que normalmente se arrastam por tempo indeterminado para nada concluírem. Não foi o caso desta, que concluiu o que todos já concluímos há muito, sem necessidade de estar 4 meses para elaborar um relatório sobre o serviço público na comunicação social.
Um só canal público, com o mínimo de publicidade, mantém o serviço público. Não é preciso privatizar o outro canal. Basta acabar com ele. A RTP Memória não serve rigorosamente para nada. A RTP informação também não faz qualquer falta, porque a SIC Notícias e a TVI24 cumprem perfeitamente esse papel. A RTP África e a RTP internacional devem ser fundidas e reestruturadas, pois o seu papel é fundamental nos PALOP e no resto do mundo, podendo ser um excelente veículo de divulgação da nossa cultura, do nosso turismo e economia na comunidade internacional.
Esta comissão concluiu ainda algo que não devia ter concluído e como tal, os políticos que a criaram, não tardaram a desvalorizar tais conclusões. Ai está uma prova de que as comissões não servem para nada, especialmente quando contrariam os pressupostos da sua criação.