domingo, 27 de novembro de 2011

feriados

A Suécia, tem 16 feriados, a Dinamarca 13, a Finlândia 11, a Alemanha 9, a França 12. Não deve haver país no mundo que não tenha feriados, civis ou religiosos. Fazem parte da cultura dos povos e normalmente assinalam marcos da historia desse povo. Nós por cá temos 13 feriados. Uns mais importantes do que outros. Mas a verdade é que esta é também uma questão relativa e subjectiva. Ultimamente pensava eu que Portugal tinha demasiados feriados. Poderá ter, não nego que não tenha, nomeadamente os que para mim, são menos importantes. Mas isso, é na verdade muito relativo e subjectivo. Pensava eu que tínhamos muitos feriados em função da campanha obsessiva que o Ministro da Economia, decidiu incrementar para aumentar a produtividade laboral. Essa campanha, resume-se essencialmente ao aumento de trabalho em meia hora diária e à eliminação de 4 feriados nacionais. 

Eu pensava que os outros países, mais produtivos e desenvolvidos, não tinham feriados, ou tinham poucos, nem meia-dúzia. Esta é a ideia que nos têm querido vender. Também pensava que a produtividade não se incentivava ou aumentava apenas pelo número de horas trabalhadas. Esse é apenas um dos factores, que poderá até nem se verificar, porque não é por se trabalhar de sol a sol que a produtividade tenderá a aumentar. Em certos sectores poderá até ocorrer o contrário.  Começar por esse, dando a ideia de que somos todos uns calaceiros de primeira é precisamente o melhor incentivo à desmotivação dos trabalhadores.

Lamentavelmente, em Portugal, parece que o pensamento macroeconómico de quem nos dirige, se resume a pouco mais que esta questão dos feriados.