quinta-feira, 24 de maio de 2012

A primeira vitória de Seguro

A Adenda para o Crescimento e Emprego ao Tratado Orçamental proposta pelo PS através de um projecto de resolução ontem aprovado na Assembleia da República significa no plano político a primeira vitória de António José Seguro como líder da oposição.

Os socialistas chegaram mesmo a dizer que iriam conceder à maioria PSD/CDS uma segunda oportunidade para aprovarem este conjunto de medidas adicionais ao documento. A maioria também ganha os seus pontos, porque ter o PS “pacificado” contribui largamente para a estabilidade política apregoada pelo Presidente da República e pelo Governo nas instâncias internacionais que estão com os olhos postos em Portugal.

Há ainda outro dado a assinalar no plano político. O projecto de resolução do PS foi votado e aprovado no Parlamento nacional antes do Conselho Europeu que ontem se realizou o que segundo os socialistas confere um mandato ao Primeiro-ministro para se juntar ao lote de países da União que defendem uma viragem, ou seja, a adopção de medidas para o crescimento e emprego que vinculem juridicamente os Estados membros, para além da austeridade.

Vamos ver agora como corre o jogo político na Europa, mais equilibrado com a vitória de Hollande, mas com um problema enorme às costas, a Grécia.